ADN Plásticos

PPO - NORYL®

O Polióxido de Fenileno - PPO é um poliester saturado desenvolvido pela General Electric Co. - USA em 1964.

Devido ao elevado custo e a dificuldade de processá-lo pelos métodos de moldagem convencionais, este polímero não adquiriu importância comercial. Isto levou a GEP a ingressar no campo das blendas poliméricas para em 1966, lançar no mercado a primeira blenda polimérica de grande importância comercial, o PPO modificado com PS ou resina NORYL®. Atualmente mais de 30 tipos de resina NORYL® estão sendo produzidos.

 

Aplicações:

  • Indústria automobilística;
  • Painéis de instrumentos;
  • Nos consoles;
  • Nos alojamentos para alto-falantes;
  • Grade do ventilador

 

Principais características:
Comparando o PPO com PPO/PS, podemos perceber que o PPO é responsável por todas as propriedades da blenda, enquanto que o PS melhora a processabilidade e o custo do conjunto.

Por outro lado, a adição de um componente semi-cristalino ao sistema, aumenta sua contração de moldagem e a absorção de água, porém melhoram a resistência térmica e a resistência química.

A temperatura de transição vítrea (Tg) da resina NORYL® mantém-se muito acima da temperatura ambiente, sendo superior à 100oC nos tipos comerciais.

Por esta razão, suas propriedades mecânicas não variam significativamente em um amplo intervalo de temperatura.

Além disso, sua baixa absorção de água e excepcional resistência à hidrólise o tornam indicado para aplicações que exigem boas propriedades mecânicas em ambientes de elevada umidade.

O comportamento sob carga por longos períodos de tempo é considerado ótimo.
Sendo um material amorfo, com baixa absorção de água e ótima resistência à fluência (creep), o Polióxido de Fenileno modificado e, em especial, os tipos modificados com poliestireno exibem excelente estabilidade dimensional.

As propriedades térmicas do Polióxido de Fenileno modificado são realmente excelentes.
A variação das propriedades mecânicas da resina NORYL® em função da temperatura são relativamente baixas, o mesmo ocorrendo com o coeficiente de expansão térmica.
Além disso, apresenta baixa variação da temperatura de deflexão ao calor sob diferentes cargas (HDT).

O HDT do NORYL® varia, basicamente, em função da concentração de Polióxido de Fenileno na mistura. Aumentando o seu teor, teremos produto com maior HDT.

Assim, resinas NORYL® são obtidas comercialmente com HDT da ordem de 90oC à 155oC sob cargas de 1,82 N/mm2.

Uma das propriedades que distinguem o PPO e suas blendas dos demais plásticos de engenharia é o seu comportamento em ambientes de elevada umidade.

As resinas NORYL® apresentam excepcional estabilidade hidrolítica e a mais baixa absorção de água (0,07% a 23oC/24hs/50% UR) entre os termoplásticos de engenharia.

Assim, por exemplo, o NORYL® pode ser utilizado diretamente em contato com a água quente sem prejuízo das propriedades mecânicas.

A resistência à oxidação destes materiais é excelente e o ozônio é completamente inofensivo ao PPO modificado. As resinas NORYL® apresentam boa resistência química aos agentes inorgânicos em geral. A resina NORYL® também é facilmente colável e pintável.